Como melhorar a memória de trabalho

Quando falamos de memória sempre nos vem à cabeça algum colega que lembra das coisas muito melhor do que a gente. Nomes, acontecimentos, números de telefone, senhas, enfim, são muitas coisas que precisamos memorizar no dia a dia. 

Você sabia que existem vários tipos de memória? Uma delas é a memória de trabalho. Não deixe de ler este conteúdo. Aqui, abordamos o que você precisa entender a respeito desse assunto. Veja!

O que é memória de trabalho?

A memória de trabalho é um sistema cognitivo que retém informações por um breve período de tempo.  Entre outras palavras, essas informações ficam disponíveis para processamento e manipulação no curto prazo.

Embora seja um sistema de multicomponentes, a memória de trabalho tem capacidade limitada. Quando memorizamos um número de telefone para ligar depois ou ao fazer cálculos mentais, quando executamos e armazenamos várias operações e resultados de forma simultânea, estamos utilizando a memória de trabalho.

A importância da memória de trabalho

Há muitos estudos que comprovam que treinar a memória de trabalho é uma excelente forma de exercitar a mente. O treinamento dessa competência ajuda a melhorar outras habilidades mentais, como o controle de atenção. Isso se chama efeito de transferência.

O funcionamento da memória de trabalho tem grande importância para o desempenho acadêmico e as atividades cognitivas. Algumas condições neuropsiquiátricas estão relacionadas com a memória de trabalho prejudicada. São elas:

  •         lesão cerebral traumática;
  •         acidente vascular cerebral;
  •         retardo mental;
  •         esquizofrenia;
  •         transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Por isso, o treinamento da memória de trabalho para exercitar a mente é tão importante, pois ela afeta todas as fases do desenvolvimento humano, principalmente a infância.

Desempenho acadêmico

O treinamento da memória de trabalho também pode ser utilizado como ferramenta de intervenção corretiva em crianças e adultos que possuem baixa atividade desse sistema cognitivo. A memória de trabalho prejudicada afeta várias áreas do aprendizado, incluindo a matemática e a leitura. Tal fato é limitante para o desempenho acadêmico ou para a vida cotidiana.

Você já foi ao supermercado sem uma lista de compras, precisando comprar muitos itens e confiando que lembraria de tudo, mas descobriu, quando chegou em casa, que esqueceu várias coisas? Se sim, você vivenciou a limitação da memória de trabalho.

Como melhorar a memória de trabalho?

Existem algumas evidências de que o desempenho ideal da memória de trabalho está ligado à capacidade neural de concentrar a atenção em informações relevantes para a tarefa em execução e ignorar estímulos irrelevantes e distrações.

A memória de trabalho pode ser estimulada por meio de exercícios cognitivos como o soroban, sudoku, jogo da memória ou quebra-cabeças. Esses exercícios melhoram o desempenho da memória e contribuem para a atenção e concentração na realização das tarefas rotineiras diárias.

Quer praticar o soroban e melhorar a memória de trabalho? Deixe seu e-mail para ser avisado da abertura de novas turmas.

 

Referências

KLINGBERG, T. Training and plasticity of working memory. Trends in Cognitive Sciences v. 14, p. 317–324, 2010.

PICKERING, S. J. Working memory in dyslexia. In: ALLOWAY, T. P.; GATHERCOLE, S. E. (Eds.). Working memory and neurodevelopmental disorders. New York, NY: Psychology Press, 2006, p. 7-40.

Imagem de: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher’>Mulher foto criado por user18526052 – br.freepik.com</a>

4.7/5 - (14 votes)