5 dicas para aumentar a sua capacidade cerebral

Pouco importa se você tem 20, 40 ou 70 anos de idade, sempre haverá maneiras de “afiar” a sua capacidade cerebral, aumentando assim o raciocínio, a memória e o aprendizado. Separamos 5 dicas neste artigo com as melhores práticas para incorporar no seu dia a dia e te ajudar a aumentar a sua capacidade cerebral. Você não vai perder, não é mesmo?

1 – Abasteça o seu cérebro com alimentos saudáveis
Sabemos que aquele docinho pode trazer uma sensação imediata de prazer, mas cuidado, pois, se os níveis de açúcar do seu corpo não forem equilibrados, a sua cabeça pode ficar mais confusa. Isso ocorre porque ⅕ do açúcar que você consome vai para o cérebro, mas as funções cerebrais dependem de níveis adequados de glicose. Além disso, você deve ter cautela na hora de consumir produtos com muita gordura saturada, já que a gordura de má qualidade aumenta o risco de demência e prejudica a memória e a concentração. Outro ponto para ter uma cabeça saudável é cuidar do seu intestino. Se o seu intestino mantiver uma boa flora bacteriana, a sua cabeça vai funcionar melhor. Aposte em alimentos ricos em ômega 3 na sua dieta, além de frutas e legumes. Alguns exemplos de alimentos que turbinam a capacidade do seu cérebro: peixes, abacates, alecrim, nozes e sementes.

2 – Pratique exercícios aeróbicos
As atividades aeróbicas feitas regularmente aumentam as sinapses, e assim, criam conexões dentro do cérebro em maior volume, e de quebra, ajudam na construção de células extras. Além disso, elas ajudam na sua saúde cardiovascular. Isso faz o seu corpo transportar mais glicose e oxigênio para o cérebro, além de eliminar certas toxinas. Uma dica para ganhar mais gosto pela atividade aeróbica é praticar ao ar livre e, se puder, pratique durante o dia para aproveitar os benefícios do sol.

3 – Memorize em movimento
Essa técnica curiosa é muito utilizada pelo pessoal da dramaturgia e pode ser usada por qualquer um que esteja processando ou revisando um conteúdo. Desse modo, sempre que precisar apresentar qualquer relatório na sua empresa ou faculdade, ou estiver retomando algo novo que acabou de aprender, tente se movimentar enquanto estiver retendo a informação, você pode fazer isso em qualquer lugar.

4 – Encontre novos meios de se desafiar
Uma outra prática de ouro para estimular o seu cérebro é sempre se desafiar a aprender algo novo. As atividades podem ser: jogos, idiomas, aulas de arte, entre vários outros. Além de desafiar o seu cérebro no que se refere ao aprendizado, vai ajudar você na interação social. Por isso, nunca deixe de aprender alguma coisa nova, que pode ser tocar um instrumento, aprender um novo idioma, jogar xadrez ou praticar o soroban.

5 – Acorde com qualidade
Todas as pessoas já ouviram falar da importância de se ter boas horas de sono para a saúde. Mas, o que muita gente não sabe, é que acordar com qualidade pode fazer toda a diferença para o seu cérebro. Por isso, busque dormir num ambiente extremamente escuro, acordar com a luz natural e evitar as opções de soneca do seu despertador, pois isso vai lhe causar mais estresse ao levantar da cama. Além disso, o excesso de cortisol provocado pelo estresse, logo pela manhã, poderá acabar com a sua produtividade ao longo do dia.

 

Imagem de: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo’>Fundo vetor criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

4.7/5 - (111 votos)