As melhores formas de exercitar o seu cérebro

O cérebro é um órgão fantástico e cheio de mistérios. Quanto mais estudamos sobre ele, mais nos surpreendemos.
Saber como o cérebro funciona possibilita aprimorar o intelecto e aumentar a concentração e capacidade mental.

Ficou curioso? Continue lendo sobre esse assunto fascinante.

Algumas funções do cérebro

 

MEMORIZAÇÃO: é um processo automático do cérebro que nos permite guardar informações que foram recebidas. A memória de trabalho, também conhecida como memória de curto prazo, é responsável por armazenar informações de forma temporária e com limitada capacidade. Já a memória de longo prazo, consegue manter informações por muito tempo.
Recebemos estímulos externos o tempo todo, esses estímulos captam nossa atenção e são filtrados para dentro da memória de trabalho. Essas informações funcionam como ímãs que atraem informações relacionadas, localizadas na memória de longo prazo. Quando raciocinamos, as informações novas e antigas se conectam e essas conexões são fortalecidas, até que chega um momento que as novas informações passam a fazer parte da memória de longo prazo.

ATENÇÃO: a capacidade do cérebro de selecionar algumas informações do ambiente em detrimento de todas as outras disponíveis funciona como um filtro.
Conseguimos prestar atenção em algumas coisas, mas não em, literalmente, todos os eventos e objetos ao mesmo tempo. Por isso, podemos afirmar que a atenção é seletiva, ela seleciona uma parte do ambiente enquanto ignora outras partes dele. Sem esse filtro, seria muito difícil lidar com tantas informações em um ambiente de constante mudanças.

NEUROPLASTICIDADE: Nosso cérebro é plástico, ou seja, ele tem capacidade de mudar e de se ajustar. As nossas experiências são igualmente importantes no processo de desenvolvimento do cérebro e contribuem para as conexões que ocorrem dentro dele.

O que faz mal para o cérebro

 

– Primeiro, a falta de sono piora a memória. Durante o sono, as células do cérebro removem compostos tóxicos perigosos. Se uma pessoa nunca dorme o suficiente, o efeito nas células do cérebro será devastador.

– Segundo, o estresse prolongado destrói o cérebro. Ele contribui para a falta de atenção, causa redução de memória e do autocontrole e afeta a habilidade de aprender.

– Terceiro, o cérebro é sensível à desidratação. Ele é composto de quase 80% de água e mesmo uma perda pequena de água, reduz a concentração e a vigilância e ocasiona a deterioração da memória de curto prazo.

 

As melhores formas de exercitar o cérebro

 

Existem exercícios fáceis de fazer que podem contribuir para a evolução da capacidade cognitiva. Eles ajudam a aumentar a concentração e o raciocínio. Por exemplo:
– A pintura: melhora a atividade cerebral e a interação entre diferentes áreas do cérebro.
– Leitura: treina as habilidades cognitivas do cérebro e ativa áreas do cérebro responsáveis pela concentração.

O Soroban é uma excelente ginástica para o cérebro, ele promove o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico, memorização e cálculo mental.

Conheça melhor sobre essa técnica acompanhando nosso conteúdo no blog, no Instagram e Facebook.

Então, gostou de saber mais sobre o funcionamento do cérebro? Descubra como o treinamento pode aprimorar os processos cognitivos.

4.3/5 - (3 votos)